MUSEU S. PEDRO
  Historial do Museu
  Arquivo histórico
  Arte sacra
  Biblioteca
  Etnografia
  Livraria antiga
  Conservação e restauro
  Fotografia de Actividades
  Localização
  Início
 


MUSEU S. PEDRO

PALHAÇA

ROTEIRO CULTURAL E
RELIGIOSO


DIOCESE DE AVEIRO

CULTURA BAIRRADINA

AUTORES DO CONCELHO DE OLIVEIRA DO BAIRRO

PLÊIADE BAIRRADINA

ARLINDO VICENTE

FORAL DE OLIVEIRA DO BAIRRO


LIGAÇÕES

 

Contacto
 

 

Historial do Museu

O Museu S. Pedro da Palhaça está localizado na Freguesia da Palhaça, Concelho de Oliveira do Bairro, Distrito de Aveiro.

Em 1981, com o objectivo de preservar o espólio de Arte Sacra existente na antiga Igreja Matriz da Palhaça, iniciam-se os trabalhos de limpeza e conservação que se prolongaram até 1986, altura em que foi possível abrir ao público o Museu (18 de Maio) com a sua primeira área de exposição, inteiramente dedicada à Arte Sacra.

A população, apanhada de surpresa, procura nos seus sótãos e baús e inicia a sua doação de peças ao Museu, levando-o a encerrar cerca de um mês após a sua abertura, para criar novos espaços e inserir novas áreas, altura em que se inicia também a de Etnografia.

A equipa de trabalho do Museu, sentindo que a área de recolha, conservação e recuperação não era só por si uma realização, dá inicio ao estudo de outros dados como os relacionados com a Etnografia Popular e Historiografia Regional.

A exiguidade de espaço, condicionou severamente a actividade do Museu, impedindo um maior trabalho tanto ao nível interno como no apoio às solicitações externas. Para resolver o problema de espaço, foi adquirido há oito anos um terreno para aí construir as instalações do Museu.

De acordo com previsões efectuadas há cerca de oito anos, as instalações provisórias não suportariam muito tempo, assim se confirmando no Inverno de 1994, quando começaram a infiltrar-se águas, colocando em risco o espólio.

Com esta situação trágica mas prevista, deu-se início em 1995 à construção do primeiro módulo do Museu, sendo inaugurado em 18 de Maio de 1997.

O Museu S. Pedro da Palhaça é a única entidade do género a nível nacional que congrega um conjunto de actividades (Museologia, Biblioteca de acesso público, Arquivo Histórico Regional, Espólios Bibliográficos, Equipas de estudo e levantamentos etnográficos, etc.), que por norma, para cada uma destas áreas existe uma instituição.

Desde o início houve a preocupação de integrar jovens na acção do Museu. Esta experiência tem sido muito frutuosa, porque além da actividade que o jovem pode desenvolver devidamente orientado, mantém os jovens com objectivos de ocupação dos seus tempos livres, estimulando-os para um trabalho meritório, útil à sociedade e à nossa cultura.